TEMPO DE LEITURA: 2 MINUTOS 23-6-2020

Unidade Autónoma de Gás-Socorridos renova certificação

No início deste mês a Unidade Autónoma de Gás Natural Liquefeito dos Socorridos, Funchal (UAG-Socorridos), operada pelo Grupo Sousa | Gáslink, viu renovada a sua Declaração de Conformidade relativa ao Sistema de Gestão de Segurança para a Prevenção de Acidentes Graves envolvendo substâncias perigosas (SGSPAG) na sequência da 6ª auditoria anual a que foi submetida.

No seguimento das auditorias realizadas ao longo dos últimos anos pela CERTITECNA, CONSULSAFETY e SGS, este ano coube ao ISQ avaliar o Sistema de Gestão de Segurança para a Prevenção de Acidentes Graves da UAG-Socorridos, tendo a auditora (qualificada pela Agência Portuguesa do Ambiente) aplicado o exigente protocolo decorrente do Decreto-lei n.º 150/2015, de 5 de agosto.

Não tendo detetado quaisquer não conformidades, a auditora reconheceu ainda, entre outros pontos fortes,o elevado nível de competência técnica, em particular, em matéria de segurança de todos os colaboradores.

Recorda-se que a Gáslink opera a UAG-Socorridos desde 21 de março de 2014, assegurando o armazenamento, regaseificação e processamento do Gás Natural  para fornecimento à 3ª nave da Central Térmica da Vitória, para produção de energia elétrica. Em 2019, o Gás Natural representou 19,6% do mix de produção elétrica na ilha da Madeira, tendo a Gáslink realizado com sucesso e em segurança até à presente data 8.960 operações de descarga de GNL na instalação auditada.