TEMPO DE LEITURA: 2 MINUTOS | 23-10-2020 |
UAG-Socorridos testa Plano de Emergência com a Proteção Civil
Na passada quarta-feira a Gáslink realizou o 6º Exercício de Aplicação do Plano de Emergência Interno (PEI) da UAG-Socorridos, destinado a treinar a aplicação deste Plano e a atuação dos operadores e operadores-motoristas de Gás Natural Liquefeito (GNL) num cenário de incidente envolvendo gás natural.
Este Exercício contou ainda com a participação dos Bombeiros Sapadores e Serviço Municipal de Proteção Civil do Funchal, tendo sido testadas as comunicações da Rede de Emergência (SIRESP), tempos de reação das equipas de intervenção e a sua atuação conjunta. Os objetivos preconizados para o exercício foram plenamente alcançados.
Unidade Autónoma de Gás Natural Liquefeito dos Socorridos (UAG-Socorridos)
A UAG-Socorridos, operada pela Gáslink Gás Natural SA, iniciou a sua atividade em 2014 e destina-se à receção, armazenagem, regaseificação e tratamento de GNL por forma a garantir o fornecimento regular e contínuo de gás natural à Central Térmica da Vitória, na ilha da Madeira. A UAG-Socorridos encontra-se classificada como sendo um Estabelecimento SEVESO (Decreto-lei n.º 150/2015, de 5 de agosto) e realiza anualmente simulacros para testar a eficiência do seu PEI.
Encontra-se disponível para consulta pública, até 13 de novembro, o Plano de Emergência Externo da UAG-Socorridos recentemente aprovado pela Câmara Municipal do Funchal, entidade responsável pela sua elaboração e ativação.