GASODUTO VIRTUAL

O que fazemos
WE ARE ENERGY

Gasoduto Virtual de GNL com a Região Autónoma da Madeira

O gás natural consumido na Madeira é proveniente do Terminal de GNL de Sines, onde é carregado em contentores especiais até ao Terminal Marítimo em Lisboa, de onde partem, depois, para a ilha da Madeira, desembarcando no Porto do Caniçal. Na ilha, são transportados por via rodoviária até à UAG-Socorridos para que o gás natural seja regaseificado e, posteriormente, fornecido à Central Termoelétrica da Vitória. Os contentores regressam a Sines para novo enchimento, reiniciando-se um novo ciclo.

Como é que o Gás Natural Liquefeito é transportado desde o Terminal de GNL em Sines até à Região Autónoma da Madeira?

O GNL é transportado em contentores-cisterna intermodais, especificamente construídos para o transporte deste produto a temperaturas criogénicas.

Atualmente, a GÁSLINK dispõe de uma frota própria de 55 contentores. As suas caraterísticas de intermodalidade asseguram flexibilidade logística permitindo, deste modo, que o GNL seja transportado e distribuído em várias escalas, de forma modular e adaptável, inclusive em situações de procura crescente, a regiões insulares.

Estes contentores criogénicos cumprem os requisitos definidos pelos códigos internacionais ADR, RID e IMDG para a segurança do transporte de GNL por via rodoviária, ferroviária e marítima, respetivamente.

Os contentores de GNL da Gáslink dispõem de duplo reservatório com isolamento especial e vácuo, que permite conservar o GNL a temperaturas criogénicas durante vários meses.

Gasoduto virtual de GNL
Alcance virtual da Gáslink

A GÁSLINK assegura a logística de transporte e entrega, ao cliente final, do gás natural regaseificado. Chega a regiões e ilhas cujas necessidades energéticas não justificam o avultado investimento, exigido na construção de terminais marítimos para a descarga de GNL, por navios metaneiros, nem de infraestruturas de receção e armazenagem de grande dimensão de GNL, solução apenas justificável para grandes volumes de consumo.

Gasoduto virtual de GNL

APOIOS:

A Gáslink - Gás Natural, S.A. integra o projeto GISAMP
(Gestão Integrada da Segurança da Cadeia de Abastecimento Marítimo-Portuário) cofinanciado por:

WE PROMISE. WE DELIVER.

grupo_logo-1.png