TEMPO DE LEITURA: 2 MINUTOS 2-3-2022

Gáslink contribui para a redução de 318 mil toneladas de CO2

 

Após oito anos de atividade permanente e sem registo de acidentes, a Gáslink, empresa do Grupo Sousa que garante o fornecimento de gás natural à ilha da Madeira, ultrapassou, recentemente, as 12 mil operações de contentores descarregados na Unidade Autónoma de Gás Natural dos Socorridos,  destinados integralmente a fornecer o sistema eletroprodutor da Central Térmica da Vitória, no Funchal.

A utilização de gás natural no sistema de produção de energia elétrica da Madeira, como alternativa ao fuelóleo, já evitou a emissão de várias toneladas de gases poluentes, nomeadamente, de 318 mil toneladas de CO2 (dióxido de carbono), de 14 mil e 800 toneladas de NOX (Óxidos de Azoto) de três mil e 680 toneladas de SOX (Óxidos de Enxofre) e de 171 toneladas de Partículas.

Além disso, desde o início da operação da Gáslink, em 2014, foi possível baixar de 74% para 44% a dependência do fuelóleo na produção de eletricidade, sendo que em 2021 o gás natural representou 23% da produção da Central Térmica da Vitória. Para estes valores contribuíram, até à data, 3.150 GWh de gás natural.

Estes resultados refletem não só as boas práticas da Gáslink, mas também a capacidade de organização e gestão de uma cadeia logística desta natureza, única em ambiente insular e pioneira no país, assegurada maioritariamente através de meios próprios do Grupo Sousa.

Nesta operação estão empenhados o armador GS Lines, o agente de navegação PMAR, o operador portuário OPM, o transportador Opertrans Logística e a unidade de metalomecânica Metal Lobos, que, de forma integrada e complementar, têm vindo a contribuir para sucesso deste projeto.

in dnoticias.pt
https://www.dnoticias.pt/2022/2/23/298000-gas-natural-reduz-emissao-de-318-mil-toneladas-de-co2/#