TEMPO DE LEITURA: 5 MINUTOS | 4-2-2021 |
Grupo Sousa | Gáslink contribui para a redução de 270.000 toneladas de CO2 com a utilização de gás natural
Esta semana, a logística de fornecimento de gás natural à Central Elétrica da Vitória, no Funchal, assegurada pelo Grupo Sousa, através da Gáslink, superou as 10.000 operações de contentores descarregados, na Unidade Autónoma de Gás Natural dos Socorridos.
A Região Autónoma da Madeira, ao introduzir a solução de gás natural em substituição parcial do fuelóleo para produção de eletricidade na ilha da Madeira (matriz média: fuelóleo 55%, gás natural 20%, renováveis 20% e resíduos sólidos urbanos 5%) reduziu, desde março de 2014, as emissões poluentes de dióxido de carbono (CO2) em mais de 270.000 toneladas. A proteção do meio ambiente que daqui advém, é também notória na redução de emissões poluentes em 12.000 toneladas de óxidos de azoto (NOx), 3.000 toneladas de óxidos de enxofre (SOx) e em cerca de 150 toneladas de Partículas equivalendo, estas, a uma redução superior a 95%, face às emissões pelo fuelóleo.
O gás natural utilizado para produção de eletricidade correspondeu até à data a 2,6 TWh.
Os ganhos de eficiência e a otimização logística alcançados pelo “gasoduto virtual de gás natural” permitem, hoje, sem qualquer investimento adicional, fornecer até 25% da matriz energética, face aos atuais 20%, com o correspondente acréscimo de benefícios ambientais.
Aos benefícios ambientais desta operação pioneira e inovadora em ambiente insular, associa-se o facto da cadeia logística ser maioritariamente assegurada com meios próprios de várias empresas do Grupo Sousa que, de forma integrada e complementar, têm vindo a contribuir para o seu sucesso, constituindo uma referência internacional pelo modelo implementado, replicável noutras regiões insulares, designadamente nos Açores e em Cabo Verde.
Neste momento em que se assinalam 10.000 operações, com zero acidentes, a Gáslink agradece a colaboração da GALP Gás Natural (parceiro de consórcio neste projeto) da REN Atlântico (operadora do Terminal de GNL de Sines) e dos parceiros PRF (construtor da UAG-Socorridos) e TML (transportador rodoviário no continente).