GÁS NATURAL
Gáslink
WE ARE ENERGY
O GNL resulta da transformação da fase gasosa em fase líquida do gás natural, através de um processo de purificação e arrefecimento até à temperatura aproximada de -160 ºC. Este processo de liquefação reduz o volume de gás em cerca de 600 vezes, permitindo o seu transporte de forma segura e eficiente, mesmo a longas distâncias, como líquido criogénico.
A tecnologia do gás natural, desenvolvida ao longo de mais de 40 anos, permitiu atingir um elevado grau de maturidade e segurança, de que são exemplo as suas inúmeras aplicações, seja na forma de gás, de GNL regaseificado, ou mesmo comprimido:
Águas quentes sanitárias
Aquecimento
Cozinha
Alimentar
Hotelaria
Produção de eletricidade
Transformadora
Navios
Recolha de resíduos
Transportes públicos
Veículos ligeiros
Veículos pesados
É o combustível fóssil com menor emissão de gases poluentes e de efeito de estufa permitindo, comparativamente ao fuelóleo, reduções significativas nas emissões de Dióxido de Carbono (30%), Óxidos de Azoto (95%), Partículas (97%) e Óxidos de Enxofre (100%).
As reservas mundiais atualmente conhecidas, permitem satisfazer a procura energética global atual e, a médio/longo prazo, inclusive, pelos clientes com necessidades energeticamente intensas (ex: indústria pesada e transporte marítimo), o que, a par do grau de maturidade tecnológica alcançado, faz com que o gás natural tenha um papel relevante na transição energética em curso, à escala global.
Os equipamentos usados nas cadeias logísticas de gás natural garantem segurança e interoperabilidade, estando cobertos por normativos exigentes a nível internacional e nacional.
O gás natural é uma fonte de energia comercializada a preços competitivos, face ao fuelóleo e outros combustíveis alternativos. Permite uma utilização intensiva dos equipamentos, com elevados níveis de rendimento e menores custos de manutenção, face a outros combustíveis.
O gás natural pode ser distribuído, de forma segura, a regiões insulares, sendo uma alternativa económica com investimentos e custos de operação muito inferiores aos requeridos pelos terminais de receção de GNL.
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