GÁS NATURAL

Gáslink
WE ARE ENERGY

O que é o Gás Natural?

É uma fonte de energia constituída, essencialmente, por gás metano (>80%) e que resulta da decomposição de matéria orgânica animal e vegetal, ao longo de milhões de anos, acumulada em jazidas naturais. Após a sua extração, o gás natural passa por um tratamento de limpeza para remoção de impurezas, antes de ser introduzido nas cadeias logísticas, até ao consumidor final, podendo ser transportado a alta pressão (comprimido) ou em fase líquida (Gás Natural Liquefeito).
Trata-se de um gás incolor, inodoro e, em caso de inalação, não é nocivo para a saúde humana. Por segurança, o gás natural é odorizado antes de ser distribuído aos consumidores finais.

O que é o Gás Natural Liquefeito?

O GNL resulta da transformação da fase gasosa em fase líquida do gás natural, através de um processo de purificação e arrefecimento até à temperatura aproximada de -160 ºC. Este processo de liquefação reduz o volume de gás em cerca de 600 vezes, permitindo o seu transporte de forma segura e eficiente, mesmo a longas distâncias, como líquido criogénico.

Para que serve o gás natural?

A tecnologia do gás natural, desenvolvida ao longo de mais de 40 anos, permitiu atingir um elevado grau de maturidade e segurança, de que são exemplo as suas inúmeras aplicações, seja na forma de gás, de GNL regaseificado, ou mesmo comprimido:

casa

Uso doméstico e serviços

Águas quentes sanitárias
Aquecimento
Cozinha

Indústria

Alimentar
Hotelaria
Produção de eletricidade
Transformadora

Transportes

Navios
Recolha de resíduos
Transportes públicos
Veículos ligeiros
Veículos pesados

Que vantagens traz o Gás Natural?

Amigo do ambiente

É o combustível fóssil com menor emissão de gases poluentes e de efeito de estufa permitindo, comparativamente ao fuelóleo, reduções significativas nas emissões de Dióxido de Carbono (30%), Óxidos de Azoto (95%), Partículas (97%) e Óxidos de Enxofre (100%).

Abundância

As reservas mundiais atualmente conhecidas, permitem satisfazer a procura energética global atual e, a médio/longo prazo, inclusive, pelos clientes com necessidades energeticamente intensas (ex: indústria pesada e transporte marítimo), o que, a par do grau de maturidade tecnológica alcançado, faz com que o gás natural tenha um papel relevante na transição energética em curso, à escala global.

Segurança e interoperabilidade

Os equipamentos usados nas cadeias logísticas de gás natural garantem segurança e interoperabilidade, estando cobertos por normativos exigentes a nível internacional e nacional.

Económico

O gás natural é uma fonte de energia comercializada a preços competitivos, face ao fuelóleo e outros combustíveis alternativos. Permite uma utilização intensiva dos equipamentos, com elevados níveis de rendimento e menores custos de manutenção, face a outros combustíveis.

Abastecimento de regiões insulares

O gás natural pode ser distribuído, de forma segura, a regiões insulares, sendo uma alternativa económica com investimentos e custos de operação muito inferiores aos requeridos pelos terminais de receção de GNL.

GRUPO_SOUSA_MADEIRA_GASLINK-PANTONIO_SONY_24102019_DSC6510_0008
sines galp

Demonstração de Gás Natural Liquefeito

CONTRIBUTO ANUAL DO GASODUTO VIRTUAL, CONTRATADO PELA E.E.M., PARA A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA R.A.M.

Redução de
40.000TON
de CO2

Redução de
1.800TON
de NOx

Redução de
4.40TON
de SOx

Redução de
22TON
de partículas

Valores indicativos

WE PROMISE. WE DELIVER.

grupo_logo-1.png